domingo, 15 de janeiro de 2012

ÉTICA

ÉTICA

Atualmente estamos convivendo com uma sociedade onde os conceitos de valores estão muito invertidos. É como se as pessoas não tivessem aprendido o que é valor, ou o que é certo ou errado. Não distinguem o que é ético do antiético e agem naturalmente. Valor é a qualidade pela qual nós escolhemos alguma coisa em detrimento de outra, ou a estimamos mais ou menos. Ética é “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, assim, o bem-estar social”. Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. A palavra ética vem do grego ethos, que quer dizer “modo de ser” ou então “caráter”, adquirido pelo homem, e não um modo natural de ser. O ser humano aprende a ser ético. Ser ético é poder escolher, dentre várias opções, o que é certo ou o que é errado; também saber por que é certo ou por que é errado, baseado em valores aprendidos desde a infância, no lar, na escola e no meio social. Ainda utilizando a racionalidade humana, poder compreender o que é mais justo ou menos injusto, diante de possíveis escolhas que afetam a terceiros, fazer sua escolha e assumir a responsabilidade do seu ato. O ato moral é exclusivo do ser humano porque este é o único dotado de consciência, de liberdade e de poder de decisão. Moral - delimita o que é bom e o que é ruim no comportamento dos indivíduos para uma convivência civilizada.
A Ética no serviço público é motivo de críticas e de descrédito pela sociedade em geral. Há uma distorção de valores e uma difamação dos servidores públicos como preguiçosos, incompetentes, irresponsáveis e ladrões. Os servidores na verdade são pessoas que prestaram concurso e estão nas suas repartições para trabalhar e exercer suas funções. “Os funcionários públicos não são responsáveis pela deteriorização dos serviços públicos, pela burocratização e pela quebra dos padrões de conduta ética da administração pública” (Carneiro, 1998, p.23).
O Código de Ética do Servidor Público, no artigo VI, afirma: “a conduta ética do servidor público precisa ser a mesma no trabalho e na vida particular”. Assim, os fatos e atos na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Lembrando Aristóteles – “Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana, quanto mais a Nação”.

“A ética é o direito e a vontade de justiça, porém é a arte que deve ser aprendida dia após dia.”

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

- PASSOS, Elizete. Ética nas Organizações. Ed. São - Paulo: Global, 2006.
- MARCONDES, Danilo. Textos básicos de Ética: de Platão a Foucaut. ZAHAR, RJ, 2008.
- Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário